quarta-feira, 5 de março de 2014

Património Ambiental e o Respeito pela Floresta! - 2ª Etapa do NGPS 2014

Património Ambiental, também é coisa que não vai faltar na 2ª Etapa NGPS 2014 - Vale de Cambra.


No percurso VLC75, os participantes vão andar em plena REDE NATURA 2000, um "Sitio" classificado pelo ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.


A Serra da Freita, a Frecha da Mizarela, a visita às Pedras Parideiras, Aldeias e inúmeros pontos de vista, fazem parte deste percurso, de maior dificuldade física e técnica.

Rede Natura 2000

Visualizador dos Sitios classificados como Rede Natura 2000

Nos percursos, VLC45 e VLC75, todos os participantes, vão passar por uma zona Florestal de Protecção Especial, ao Azevinho!
Na Freguesia de Junqueira, mais precisamente nos lugares de Folhense, Carvalhal, Linhares, Agros e Cabanes.



Azevinho Espontâneo (Ilex aquifolium), uma espécie protegida (D.L.423/89, de 4 de Dezembro).

Respeitar a Floresta!
Este video, um pouco hilariante :) serve principalmente para chamar a atenção, dos participantes, de todos os eventos btt... não apenas, os participantes da 2ª Etapa ou do Circuito NGPS!

««« O mesmo bolso que leva a barra, o gel, o mel, etc... também traz a embalagem vazia até ao final do passeio, ou ao contentor do lixo mais próximo. »»»

Durante a etapa valecambrense, iremos passar em zonas protegidas, como o caso da Rede Natura 2000, mas toda a floresta merece o nosso respeito e cuidado, pois se somos nós, a usufruir da florestal, também parte de nós, termos boas praticas ambientais para com ela!




Tudo sobre a 2ª Etapa do Circuito NGPS 2014 - Vale de Cambra, em btt.valedosduros.com.
#ovaledosduros #circuitongps #valedecambra